O extraordinário mundo das dietas

Categorias Uncategorised

Procuramos respostas simples para problemas complexos. Às vezes, mas só às vezes, a resolução é fácil mesmo. Nossa mente pensante é capaz de transformar situações pontuais em uma série de fragmentações cada vez mais diversa. A alimentação é uma dessas situações de dualidade. Porque se tratando de comida, especialmente para seres onívoros que somos, a situação é mesmo de versátil.

Através das dietas, cada uma mais revolucionária e definitiva de que a anterior, encontramos uma solução diferente que nega o estabelecimento pelos guias alimentares oficiais. Mesmo quando o que é estabelecido é uma verdade irrefutável. Para você tem noção do nível de negação humano, existe o curioso fato de que, em 2019, existem terras planistas. É uma coisa de louco!

Aliás, as mesmas pessoas que refutam um conceito tão, tão básico são as conservadoras nos costumes. Veja a contradição: ao mesmo tempo que existe a negação da física básica, existe a necessidade de preservar premissas que são meras construções sociais.

Isso me lembra Douglas Adams e a procura por uma resposta “final” no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. Essa nossa procura por algo definitivo e inabalável.

No caso da alimentação, e tantos outros temas, acredito que isso tem a ver com o excesso de informações e nossa busca por soluções fáceis e simples, que não exigem muito esforço, ou que sejam revolucionárias.

Tem assuntos que precisam ser revistos mesmo. E daí não vai sobrar mais pedra sobre pedra. Mas tem outros que podemos deixar como está. Porque fazer o simples todo dia tem resultado. Uma “pena” que envolva constância e comprometimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *